Compartilhem essas ideias

Compartilhem essas ideias

Documentários

A Historia do Número 1

A História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática tendo como personagem principal o número um. Esse representa o início de tudo, desde os primeiros registros simbólicos grafados em ossos para exprimir quantidades em uma sucessão de traços que permitia a contagem. Analisando os sumérios, o documentário atribui à sua representação do número um em cones de argila como responsável por possibilitar a representação da subtração e, assim, dar origem à aritmética. Sobre os algarismos hindu-arábicos, o documentário defende que seria mais correto denominá-los indianos, pois esses povos já utilizavam esse sistema algorítmico milhares de anos antes de Cristo, e os árabes, nesse processo, foram responsáveis por levá-los à Europa. Esses algarismos traziam uma novidade revolucionária: o número zero, o qual passa a dividir as atenções com o personagem principal do documentário. Como a representação do nada foi recebida pela sociedade europeia, e porque o uso do zero revolucionou a representação tanto de grandes quantidades quanto de muito pequenas são questões trabalhadas neste filme. Além disso, a obra analisa como os números um e zero se tornaram os responsáveis por uma das mais importantes revoluções do conhecimento humano: a informatização.



A Música dos Números Primos

A cerca de dois mil anos um enigma matemático confundia a cabeça das mentes mais fantásticas do mundo. Era um tipo de problema que necessitava de matemáticos corajosos o suficiente para enfrentá-lo, alguns entraram em desespero, outros ficaram muito bravos e alguns tentaram até o suicídio. Sendo ainda esse o mistério que fez parte da vitória britânica sobre o nazismo alemão, e que foi fundamental para a invenção do computador e que lançou luz sobre o comportamento dos átomos. Qual é o grande mistério da matemática? O mistério que desafiou matemáticos durante séculos é o enigma dos números primos. Esse é o grande problema insolúvel da matemática. Essa é a história de alguns que tentaram desvendar o segredo desses números.




A História da Matemática - A Linguagem do Universo

Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Sem a Matemática teria sido inviável o desenvolvimento da física, química ou astronomia. Basicamente todos os campos do conhecimento dependem de estatísticas, geometria ou cálculo, por mais básicos que sejam. Marcus nos mostra como a Matemática fez parte do princípio da intelectualidade nas antigas civilizações.





A História da Matemática - Gênios do Oriente

Os Gênios do Oriente da série A História da Matemática, em que Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Sem a Matemática teria sido inviável o desenvolvimento da física, química ou astronomia. Basicamente todos os campos do conhecimento dependem de estatísticas, geometria ou cálculo, por mais básicos que sejam. Marcus nos mostra como a Matemática fez parte do princípio da intelectualidade nas antigas civilizações.
Assunto abordados neste trecho: Muralha da China; sistema de numeração chinês (sistema de casas decimais); conceito do zero; quadrado mágico; padrões; calendário; progressão geométrica; equações; teorema chinês dos restos; criptografia; Ting Ju Shao; equacões cúbicas; sistema de numeração indiano; zero; Brahmagupta; Bhaskara; números negativos; equações do segundo grau; Fermat; trigonometria; triângulos retângulos, função seno.

A História da Matemática - As Fronteiras do Espaço

Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Assuntos abordados neste trecho: Piero de La Francesca; renascimento; matemática e arte; perspectiva; geometria; Descartes; Álgebra, Geometria e Álgebra; Equação da circunferência; parábola; teoremas de Fermat; números primos; Newton; matemática do movimento; Leibniz; calculadoras binárias; número binário; labirinto; Bernoulli. Leibniz; Ciclóide; Leonard Euler; Notações; PI; números primos; ótica; astronomia; pesos e medidas; teoria musical; cálculo de somas infinitas; problema da Basiléia; Fourier; Karl Friedrich Gauss; teoria das funções elipticas; função zeta; números complexos; geometria não-euclidiana; Janus Bolya; geometria hiperbólica; Lobachevsky; Bernhard Riemann; Einstein; espaço multidimensional; 



A História da Matemática - Para o Infinito e Além

Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Temas tratados neste trecho: resolução de problemas; David Hilbert, Jeorge Cantor; infinito, frações, Henri Poincaré, teoria do caos, o problema das pontes de Königsberg, Leonard Euler, topologia, a conjectura de Poincaré, Grigori Perelman, Kurt Gödel, teorema da incompletude, Conjectura de Goldbach, segunda guerra mundial, teoria dos jogos. Einstein, Kurt Gödel, Leibniz, Paul Cohen, hipótese do contínuo de Cantor, David Hilbert, a hipótese de Riemann, Sofia Kovalevskaya, Julia Robinson, o décimo problema de Hilbert, a hipótese de Robinson, sequência de Fibonacci, Youri Machecivich, Galois, simetria, André Weil, Nicolas Bourbaki, Alexander Grothendieck, solução de problemas, números primos.




Alta Ansiedade - A Matemática do Caos

Sempre tivemos a convicção, de que o mundo é decifrável e portanto controlável.Porque a matemática que governa o mundo mostrava isso.Mas o que acontece quanto esta certeza nos é tirada e que a matemática nos mostra agora que tudo não é assim previsível e controlável? Na maior parte dos últimos 100 anos, apesar dos avisos de matemáticos e historiadores, nos recusamos a ver a realidade como ela é.
Estamos numa posição, em que há futuros possíveis, só que desta vez tivemos centenas de anos para aprender as lições matemáticas; e, talvez desta vez, possamos fazer o que não fizemos antes: encarar a realidade como ela é.Porque esta realidade está diante de nós.

0 comentários:

Postar um comentário